segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Eritrócitos de morfologia anormal

Um eritrócito, também chamado de hemácia, possui cerca de 7 um e a forma de um disco bicôncavo. À microscopia, a célula exibe a borda mais corada que o centro. Sua membrana é deformável, permitindo a passagem por capilares finíssimos sem que ocorra lise.
É a hemácia a responsável pela oxigenação dos tecidos e carreamento do ferro no sangue.
De posse da informação sobre a morfologia normal, vamos estudar um pouco sobre as alterações que podem acometer este tipo de célula.
Hemácias de morfologia normal. Linfócito ao centro.

  • Esferócitos
Biconcavidade e diâmetro reduzidos. Originam-se de defeitos genéticos nas proteínas da membrana, que desestabilizam o citoesqueleto. Os esferócitos têm menor superfície em relação ao volume. A elasticidade é insuficiente para a passagem pela circulação esplênica, onde ficam retidos e perdem parte da membrana, hemolisando prematuramente. Pode ocorrer nos casos de anemias hemolíticas imunológicas (como em transfusões sanguíneas entre grupos incompatíveis), onde anticorpos se aderem às membranas eritrocitárias.



Eritrograma


Eritrograma é a parte do hemograma que avalia os parâmetros numéricos e morfológicos da massa eritroide, isto é, das células vermelhas.
Para que o eritrograma atinja suas finalidades - fazer notar, quantificar e contribuir ao diagnóstico causal das anemias -, há necessidade de observação e de interpretação de dados e gráficos, fornecidos pela máquina, e dados morfológicos da observação microscópica complementar. Vamos discutir sua interpretação a seguir.

  • Hematócrito
Volume da massa eritroide em uma amostra de sangue, em percentagem (%). Bastante utilizado para avaliar alterações volêmicas e de viscosidade.
  • Volume Corpuscular Médio (VCM)
É a relação do hematócrito com a contagem de eritrócitos. É expresso em fentolitros. Não há diferença entre homens e mulheres, tendo valor de referência de VCM = 89 + 9 fL em adultos.
Inversamente proporcional à contagem eritrocitária. VCM baixo - Eritrócitos altos; VCM alto - eritrócitos baixos.

  • Hemoglobina Corpuscular Média (HCM)
É a quantidade média de hemoglobina por eritrócito em uma determinada amostra de sangue.