sábado, 6 de outubro de 2012

Seja um doador de medula óssea

A ATMO  (Amigos do Transplante de Medula Óssea de Pernambuco) é uma Associação, sem fins lucrativos, constituída por pacientes, familiares e profissionais de diversos setores.
Atua apoiando os Centros de Transplante de medula óssea e os pacientes onco-hematologicos, oferecendo-lhes informações e mobilizando parceiros para que o melhor tratamento esteja disponível.
Eventualmente realiza campanhas de conscientização e educação, convidando pessoas a serem doadores de medula óssea e de recursos financeiros para manutenção do órgão. Todos os membros (familiares, simpatizantes ou profissionais da área) trabalham voluntariamente.

Sobre a doação                                                                                                            

Um mito em que muita gente acredita é que é pra se doar medula do mesmo jeito que se doa sangue: chega no local de coleta e seu material é doado.
Não é assim. Quando você se voluntaria e se cadastra como doador de medula óssea só é retirado um tubo de sangue de aproximadamente 10ml. Não vão direto à sua medula. 
Primeiro é feito uma triagem com seu material. Depois os resultados, seus dados, ficam no sistema à disposição. Se for encontrado um receptor compatível você é convidado a doar. Sim, convidado.
Mesmo depois de ter se cadastrado você ainda tem a opção de não doar.





Veja aqui no site oficial da ATMO algumas respostas sobre o que é medula, os riscos e a compatibilidade.

Passos para você ser um doador                                                                                     

1. Você precisa ter entre 18 e 55 anos de idade e estar em bom estado geral de saúde (não ter doença infecciosa ou incapacitante).

2. Onde doar: é possível se cadastrar como doador voluntário de medula óssea nos Hemocentros de cada Estado ou em campanhas de doação de medula.

3. Como é feita a doação: será retirada por sua veia uma pequena quantidade de sangue (5ml) e preenchida uma ficha com informações pessoais (identidade, endereço, telefone).

Seu sangue será tipificado por exame de histocompatibilidade (HLA), que é um teste de laboratório para identificar suas características genéticas que podem influenciar no transplante. Seu tipo de HLA será incluído no cadastro.

Seus dados serão cruzados com os dos pacientes que precisam de transplante de medula óssea constantemente. Se você for compatível com algum paciente, outros exames de sangue serão necessários.

Se a compatibilidade for confirmada, você será consultado para confirmar que deseja realizar a doação. Seu atual estado de saúde será avaliado.

A doação é um procedimento que se faz em centro cirúrgico, sob anestesia peridural ou geral, (doador escolhe) e requer internação por um mínimo de 24 horas. Nos primeiros três dias após a doação pode haver desconforto localizado, de leve a moderado, que pode ser amenizado com o uso de analgésicos e compressa de gelo. Normalmente, os doadores retornam às suas atividades habituais na primeira semana.

Importante: um doador de medula óssea deve manter seu cadastro atualizado sempre que possível. Caso haja alguma mudança, a pessoa deve entrar em contato com o REDOME: (21) 3970-4100 / redome@inca.gov.br.



O Transplante de Medula Óssea é a única esperança de cura para muitos portadores de leucemias e outras doenças do sangue. Para a vida de alguém a sua doação substitui um ponto por uma vírgula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário