sábado, 27 de outubro de 2012

Imagenologia: principais métodos, vantagens e desvantagens


              

     A radiologia tem se mostrado uma ferramenta importante no estudo da anatomia.
     Suas técnicas de imagem fornecem uma visualização de estruturas internas e densidades corpóreas que antes não poderiam ser vistas sem ser necessário a abertura ou dissecação do corpo. Deste modo se tornou possível a detecção de doenças e distúrbios sem a necessidade de um procedimento invasivo e de demorada recuperação.
     A seguir detalhar-se-á alguns métodos de diagnósticos de imagens, suas aplicações e suas vantagens e desvantagens.



RADIOGRAFIA CONVENCIONAL

            A radiologia convencional é a técnica de diagnóstico por imagem mais utilizada sobretudo na detecção de fraturas por ser o exame-diagnóstico de menor relação custo-benefício nessas situações.
            Utiliza-se da emissão de fótons de Raios-X que, após a interação com a matéria, chocam-se contra o filme radiográfico, sensibilizando os sais de prata contidos nesse filme e formando a imagem latente, que é processada e torna-se visível.
A formação e intensidade das cores no filme radiográfico irão depender da espessura e da densidade da matéria. Materiais densos que permitem pouca ou nenhuma passagem dos raios aparecerão em tons de branco ou cinza, já as estruturas que não absorvem os raios e permitem uma maior passagem apresentar-se-ão em tonalidades mais escuras e translúcidas. As principais tonalidades evidenciadas são o ar, gordura, água, cálcio e metal, em ordem crescente de densidade.

Vantagens: melhor custo para procedimentos de urgência, é rápida.
Desvantagens: Utiliza radiação ionizante, pouca diferenciação de densidades em comparação a outras técnicas, imagens sobrepostas.


TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA

É considerado como um dos métodos de exame mais confiáveis e seguros disponíveis atualmente.
É aplicada em quase todas as especialidades médicas, com ênfase para o sistema nervoso central, gênito-urinário, respiratório, cardiovascular, endócrino e também, no trato gastro-intestinal, em oftalmologia e otorrinolaringologia.
A Tomografia é rápida, simples não-invasiva e indolor ao paciente. A Tomografia Computadorizada (TC) utiliza um aparelho de Raios-X que gira à volta do paciente, emitindo um feixe de raios-X em forma de leque. No lado oposto a essa fonte, está localizada uma série de detectores que transformam a radiação em um sinal elétrico que é convertido em imagem digital. 
Produz imagens em “fatias”.
            Com a ajuda de um computador, as imagens são processadas para que possam ser vistas em secções (cortes) transversais, podendo ser reformatadas em diferentes planos e manipuladas com o auxilio de softwares específicos.  As imagens da região estudada podem então ser examinadas em um monitor ou impressas.
Dá para diagnosticar facilmente tumores, doenças cardiovasculares, doenças infecciosas, trauma e distúrbios ósseos e articulares.

Vantagens: permite boa visualização de tecido mole; útil para diagnosticar alterações em ossos muito pequenos; distinção entre tecidos;
           Desvantagens: radiação ionizante; ainda não é capaz de diferenciar perfeitamente as massas do cérebro.


RESSONÂNCIA MAGNÉTICA

A ressonância magnética (RM) é uma técnica radiológica que permite a visualização de estruturas corpóreas internas sem a necessidade de abrir cirurgicamente o paciente.
            É diferente da Tomografia Computadorizada e da Radiologia Convencional pois faz uso de poderosos magnetos (ímã) e ondas de rádio para a formação da imagem.
            A força do campo magnético gerado pelo ímã interage com as moléculas de hidrogênio e alinha os átomos do corpo e, quando as ondas de rádio interagem com esses átomos, elas são repelidas e um computador registra essa variação.
            Um único exame pode formar centenas de imagens em diferentes níveis corpóreos, evidenciando ossos ou tecidos moles. O uso da RM juntamente com outros exames complementares pode levar o clínico ao diagnóstico definitivo de uma determinada patologia, sendo um importante exame principalmente na área da neurologia.
            Para a formação de imagens com melhores qualidades, o profissional pode recorrer ao uso de contrastes especiais aplicados endovenosamente com o intuito de evidenciar determinadas estruturas.
            Durante a realização do exame são emitidos diferentes tipos de sons em diferentes alturas, portanto é necessária proteção auditiva apropriada. É importante também verificar a presença de objetos ou implantes metálicos (marca-passos, por exemplo) no paciente pois a força do ímã pode deslocar esses materiais e causar possíveis danos.

            Vantagens: Não faz uso de radiação ionizante; o contraste, ainda que radioativo, não possui efeitos deletérios e possuem curto tempo de meia-vida; gera imagens em qualquer plano.
            Desvantagens: Pessoas com marca-passos ou pinos de metal não podem ser submetidas ao exame, pessoas claustrofóbicas não ficam à vontade e muitas vezes precisam ser sedadas, apresenta risco auditivo pelo som produzido.


ULTRASSONOGRAFIA

O princípio básico do ultrassom é usar ondas sonoras para representar imagens internas do corpo. Neste exame as imagens são em tempo real, podendo acompanhar pulsações e movimentos peristálticos.
É indolor e preciso.
Algumas estruturas visíveis são tireóide, vesícula biliar, intestinos, próstata, bolsa escrotal, útero, músculos e tendões. Também pode revelar imagens no interior das artérias para diagnosticar o acúmulo de placas de gordura.
É bastante usado no pré-natal para ver o desenvolvimento do feto e também diagnosticar qualquer anormalidade na gravidez. Algumas coisas que podem ser diagnosticadas com um ultrassom fetal incluem problemas na placenta, defeitos cardíacos congênitos do feto e ainda observar uma gravidez múltipla. O ultrassom Doppler permite a visualização do fluxo de sangue do bebê.
Utiliza um transdutor que será guiado na superfície do corpo e propaga as ondas e as capta de volta.

Vantagens: relativamente barata; rápida; produz imagens em tempo real; não utiliza radiação ionizante.
           Desvantagens: poucos contrastes; baixa resolução.

4 comentários:

  1. Parabéns pelo texto, mas duas incorreções devem ser desfeitas: a primeira se refere à ausência de radiação ionizante na ressonância magnética e no ultrassom. Todavia, em todas as modalidades descritas são usados algum tipo de radiação, ainda que não ionizante. Segunda, na ressonância magnética, os contrastes são radioativos sim, ainda que não lesem o organismo por apresentarem tempo de meia-vida muito curto.

    ResponderExcluir
  2. Oi gente eu estou a pedir ajuda acerca da matéria de radiologia antes da era digital. Eu estou a fazer um trabalho de conclusão do meu curso. Obrigado

    ResponderExcluir