quinta-feira, 11 de julho de 2013

Sensível e específico

Os exames são classificados de acordo com sua sensibilidade, isto é, sua capacidade de mostrar resultados positivos quando há uma doença, e também de sua especificidade, que é a probabilidade de um resultado ser negativo quando não há doença.

Sensível
O teste sensível se depara com o problema de apresentar, algumas vezes, o que é chamado de "falso positivo". Isto quer dizer que um exame muito sensível pode acusar a doença em uma pessoa saudável.
Este tipo de método é bastante empregado em rastreamento e triagem de doenças. Costuma ser mais barato e rápido.

Específico
Geralmente o teste específico dá resultados negativos quando a doença não está presente. Entretanto, há a possibilidade de não detectar a enfermidades em pessoas que a possuem. É bastante empregado na confirmação de suspeitas de condições clínicas. Elimina dúvidas deixadas em um resultado positivo obtido em um exame sensível.
Ex.: Um paciente submeteu-se a um teste rápido, sensível, para detecção de HIV. O resultado se mostrou positivo. Para eliminar a dúvida, o médico solicitou um PCR, muito mais específico, para confirmar a presença ou não do HIV.

Em suma, os exames caracterizados sensíveis e específicos são ferramentes muito importantes no diagnóstico de enfermidades - especialmente quando se utiliza de um para confirmar o outro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário