Páginas

sábado, 2 de março de 2013

Conceitos básicos de Toxicologia





Toxicologia é a ciência que estuda os efeitos nocivos de substâncias químicas sobre organismos vivos.

Efeito nocivo é um conjunto de transtornos que prejudicam a capacidade funcional de um organismo, afeta sua homeostasia, além de aumentar a suscetibilidade a outros efeitos indesejáveis.

Agente tóxico é uma substância química capaz de causar da um sistema biológico, alterando-o ou levando a morte.

Reação adversa = reação inesperada.

Evento adverso = ação previsível do uso ou não uso de uma substância. Ex.: o não uso de anti-hipertensivo leva a um AVC.

Veneno: agente químico que provoca intoxicação ou morte com baixas doses.


Droga é toda substância capaz de modificar um sistema biológico ou estado patológico, com ou sem intenção do benefício do receptor.

Antídoto é um agente capaz de antagonizar os efeitos tóxicos das substâncias.

Toxicidade é a capacidade inerente de um agente tóxico de provocar efeitos nocivos em organismos.

Ação tóxica é o meio pelo qual um agente tóxico exerce sua atividade.

Risco é a probabilidade estatística de uma substância química causar efeitos nocivos em condições definidas de exposição. O risco tóxico pode ser diminuído com rotulagem, instrução de uso etc.

Intoxicação é um conjunto de efeitos adversos produzido por um agente químico no organismo, caracterizado por sinais e sintomas. É a manifestação dos efeitos tóxicos – e este só acontece se houver interação com o receptor específico.

Efeito indesejável: a droga possui uma finalidade terapêutica, desejável, mas desencadeia outros efeitos, indesejáveis. Ex.: anticoncepcionais têm a finalidade de prevenir a gravidez, mas pode produzir efeitos indesejáveis como ganho de peso, manchas na pele etc.

Efeito adverso é algo que não se espera. Ex.: um indivíduo é acostumado a tomar paracetamol pra dor de cabeça e certo dia o medicamento causa náuseas.


ÁREAS DE ATUAÇÃO                                                                                                                           

Classificadas de acordo com a natureza do agente ou como este atinge  o sistema biológico. As principais são:

Toxicologia Ambiental: estuda os efeitos nocivos causados pela interação de agentes químicos do ambiente (água, ar, solo) com organismos humanos.

Toxicologia Ocupacional: estuda os efeitos nocivos desencadeados pela interação de agentes químicos presentes no ambiente de trabalho com indivíduos a eles expostos.

Toxicologia Social: estuda os efeitos nocivos decorrentes do uso não médico de drogas ou fármacos na sociedade.

Toxicologia de Alimentos: estuda os efeitos nocivos produzidos por substâncias químicas presentes em alimentos, para definir as condições ótimas de consumo sem que decorram danos ao indivíduo.

Toxicologia de Medicamentos e Cosméticos: estuda os efeitos nocivos provocados pela interação de medicamentos ou cosméticos com o organismo.


Baseado no livro Fundamentos da Toxicologia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário