sábado, 4 de maio de 2013

Técnica dos Tubos Múltiplos




A técnica dos tubos múltiplos é um método probabilístico. A partir dela é possível determinar o Número Mais Provável de bactérias do grupo coliforme em 100 ml de água (NMP/100 ml).

O NMP visa estimar a densidade de microrganismos presente na amostra de água ou alimentos baseado na frequência de resultados positivos.

Costumam ser aplicados para a pesquisa de coliformes em água e alimentos. Assim, podemos obter informações sobre a população presuntiva de coliformes (teste presuntivo), sobre a população real de coliformes totais (teste confirmatório) e sobre a população de coliformes termotolerantes/de origem fecal. A técnica dos tubos múltiplos e a determinação do NMP são baseados no Standard Methods for the Examination of water and Wastewater-APHA/American Public Health Association (1992), conhecida popularmente como a "Bíblia da Água".

Antes de nos aprofundarmos é necessário conhecer alguns termos:


Enzimas cardíacas

Segundo Motta, em sua obra Bioquímica Clínica para o Laboratório - Princípios e Interpretações (2009), "o infarto do miocárdio consiste em necrose irreversível do miocárdio, que resulta em geral de trombose numa lesão pré -existente da parede vascular ou rotura de uma placa aterosclerótica em uma artéria coronária importante. A princípio ocorre isquemia, e se esta for grave e prolongada, segue-se o infarto do miocárdio, cuja extensão depende da artéria coronária obstruída, do grau de circulação colateral e das exigências de oxigênio do tecido suprido pela artéria."
Segundo a OMS, Organização Mundial de Saúde, o diagnóstico clínico é baseado na seguinte tríade:

  •  Dor no peito: pré -cordial.
  • Alterações eletrocardiográficas
  • Elevações das enzimas cardioespecíficas
As enzimas mais pesquisadas na rotina laboratorial em pacientes com infarto agudo do miocárdio são: